segunda-feira, 28 de março de 2011

 

 

  Saiba Esperar em Deus

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR [removei os obstáculos]; endireitai no ermo vereda a nosso Deus."(Isaías 40:3)
A voz que clama no deserto foi profetizada por Isaías nada menos que 700 anos antes da Primeira Vinda de Jesus. Para Deus, mil anos é como um dia e vice-versa (Salmos 90:4 e 2 Pedro 3:8). Era o anúncio de que a vinda do Messias estava próxima, e o profeta Isaías conclamava ao povo para que se arrependessem, se endireitassem. O Reino estava próximo e era o momento de se arrepender e buscar a face do Senhor. Por isso o profeta chegou a declarar, em Isaías 55:6:
"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar [clamando a Ele por necessidade e por justiça], invocai-o enquanto está perto."
Passam-se 700 anos. Surge João Batista, contemporâneo de Jesus, e anuncia o prelúdio da Sua chegada, usando as mesmas palavras de Isaías, pois o Espírito é o mesmo (Mateus 3:3 e outras passagens equivalentes dos outros evangelhos):
"Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama (brada) no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (deixando-as planas, lisas)."
Chega a terra o Messias. O Verbo, o Logos (a Palavra, em grego), que sempre esteve com Deus, se faz carne e passa a habitar entre nós. Chegou o Plano de Salvação de Deus para a humanidade! Exatamente como Isaías havia predito.
Como você se sentiria se Deus lhe revelasse algo que levaria 700 anos para se cumprir? Muitas vezes somos impacientes, não sabemos esperar em Deus pelas promessas que Ele tem para nós. O ritmo frenético e estressante do mundo de hoje nos molda um temperamento imediatista. Queremos tudo na hora, queremos sempre saber quando as promessas se tornarão realidade... 
Saiba que até o dia e a hora em que Jesus virá pela segunda vez à terra, somente Deus Pai o sabe (Mateus 24:36). Claro... aguardamos ansiosamente a volta do nosso Salvador. Entretanto, esperar pela Volta de Cristo exige disciplina, paciência, vigilância e oração em todas as situações. Somente assim seremos moldados e aperfeiçoados para a Volta do nosso Messias.
Aprenda a detectar e esperar pelo momento oportuno, o kairós de Deus, em sua vida. Ele jamais lhe abandonará!

terça-feira, 22 de março de 2011

Deus é Fiel














Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”, [...] nEle sempre houve “sim”. 2 Coríntios 1:18, 19

Entre as várias características mais marcantes desta geração, uma é mencionada repetidamente pelos sociólogos: a de se tratar de uma geração que não se compromete. Há uma fuga de lealdade e compromisso. Homens e mulheres se encontram por uma noite e nada mais. Outros chegam a viver juntos e até dividir as despesas, mas sem compromisso. Esposos e esposas trocam parceiros. Patrões se desfazem de empregados. Atletas e jogadores mudam de time. Para não falar em fidelidade dentro da classe política, onde se diz que “a coisa mais permanente é a mudança”.

A fidelidade é importante em qualquer relacionamento. Uma pesquisa feita entre namorados e noivos indica que é a qualidade indispensável no relacionamento.

No momento em que noivo e noiva estão no altar, a aliança é símbolo de uma promessa permanente. Ao surgirem problemas, em lugar de pensar em sair do relacionamento, devem dizer: “Por que não lutamos para que o relacionamento que era bom volte a ser bom novamente? Podemos acreditar que um erro ou fracasso no começo não significa que tudo vai continuar dando errado.”

A fidelidade de Deus num mundo de incertezas, com muitas placas indicativas e nenhuma direção, é um dos Seus atributos que enche de tranquilidade o coração de Seus filhos. Quando aqueles com quem você contava de verdade “caíram fora” no momento em que mais precisava de apoio e companhia; quando no meio da noite você acorda e se sente muito só, a figura de um Deus fiel é reconfortante e alentadora.

Deus é fiel em Suas promessas: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Deus é fiel em Sua esfera da graça: “Minha graça é suficiente para você” (2Co 12:9).

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb 10:23). “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). “As Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!” (Lm 3:22, 23). Como na canção “Ele é Fiel”:

“Em momentos de dor e através das lágrimas / Há um Deus que é fiel a mim. / Quando a força se vai e canção já não há, / Seu amor é fiel a mim. / Suas promessas está a cumprir, / O que era impossível meu Deus fez por mim…” (Letra e música de Carol Cymbala, versão Ereli Prates).